Notícias



 

COM ARTE E ENCANTAMENTO NO INTERIOR DO RN, ORQUESTRA FILARMONICA PAUFERRENSE (OFP) “ANTÔNIO DE HOLANDA CAVALCANTI” ENCERRA O ANO DE 2019 COM GRANDE CONCERTO NATALINO

Com ações pontuais, muita técnica e articulação, com intenso trabalho e força da coletividade a Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP) “Antônio de Holanda Cavalcanti”  tem implementado um cenário diferente na musica, arte e cultura em Pau dos Ferros e região. Sendo o único grupo sinfônico do interior do RN, a OFP encerrou o ano de 2019 com um concerto natalino realizado na Igreja Matriz Nossa senhora da Conceição de Pau dos Ferros, na noite da última sexta-feira, 20 de dezembro.

OFP e sua agenda de concertos

Pode-se até afirmar que a OFP começou a estabelecer uma cultura de apreciação desse estilo de arte (cultura dos concertos musicais) pela população Alto-Oestana. Durante 2019, a Orquestra realizou cinco concertos oficiais, cada um deles apreciado por um público que foi se apaixonando pelas apresentações e, com isso, levando cada vez mais pessoas aos espetáculos. Os cinco concertos foram pensados cuidadosamente no início de 2019 e o Concerto Natalino começa a se estabelecer como tradição do final de ano, visto que já foi a sua segunda edição.

Cinco concertos, grandes espetáculos

Em 2019, a OFP realizou: 1) o Concerto Novo Mundo que foi basicamente apresentando esse novo mundo musical que surge no AltoOeste; 2) o Concerto Ode ao Nordeste espécie de concerto para o período junino com foco na música de Luiz Gonzaga; 3) Clássicos de Cinema que explorou clássicos de filmes e foi realizado no auditório do Campus UFERSA; 4) Especial Solistas com grandes músicos da OFP e convidados nacionais e internacionais; e, finalmente, o 5) Concerto Natalino na Igreja Matriz em Pau dos Ferros, já na sua segunda edição.

OFP amplia conquistas em 2019

Entre as diferentes conquistas, destacamos: i) consolidação da parceria com a UERN Câmpus Pau dos Ferros, que sedia a Sociedade Filarmônica e é sua principal parceira; ii) a nova parceria institucional com a UFERSA – Câmpus Pau dos Ferros através de projetos de extensão, inclusive com bolsas; iii) Vários convites de apresentações que culminaram em seis apresentações públicas, para além dos cinco concertos oficiais; iv) Instituição de uma nova Orquestra de base, a Orquestra Filarmônica Jovem “Domingos Lacerda Junior” (OIJ); v) o reconhecimento da Sociedade como Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Finalmente, vi) Reconhecimento como patrimônio imaterial da cultura pauferrense por Lei da Câmara Municipal e promulgada pelo prefeito de Pau dos Ferros. Foi um ano de grandes vitórias.

Ações sociais, nacionais e internacionais

O projeto da Sociedade Filarmônica Pauferrense “Antonio de Holanda Cavalcanti” (SFP), responsável pela OFP, promoveu ainda no ano de 2019 cursos, palestras, viagens – nacionais e internacionais (firmada parceria com a Federação Internacional de Orquestras Jovens – Eurochestries), realização de Master Classes formativos em Pau dos Ferros, com artistas regionais, nacionais, e internacionais, além de inúmeras outras atividades que colocam o projeto em nível de importância internacional e consolidam efetiva e definitivamente as suas ações.

Parcerias musicais

Além de parceiros institucionais, a SFP E OFP também acentuaram as parcerias musicais durante o ano. A OFP incluiu em suas apresentações, os artistas locais, valorizando-os e trazendo a marca regional para dentro dela, a exemplo de artistas da própria OFP, Mariana Dias, Jamile Albuquerque, Raquel Lima, assim como Artistas convidados Itacírio Barbalho, Tásia Araujo, Eliene Pedrosa, Francisco Fernandes e Coral Voarte. Esses artistas brilharam nos concertos.

Apoio empresarial e comunitário: pensando e projetando o futuro da OFP

A continuidade, a ampliação e o fortalecimento das ações da SFP precisam de apoio comunitário, empresarial, político e artístico. Um projeto musical dessa natureza requer muito investimento e a SFP já começou a receber esse apoio de algumas empresas parceiras. Hoje, já dão suporte ao projeto as empresas Brisanet e a Padaria Modelo. Soma-se a esses o apoio importante de toda a imprensa local e regional.

A OFP – grandiosa e único grupo sinfônico no interior do RN

Toda essa trajetória do ano visou a fazer com que a população de Pau dos Ferros e região se orgulhasse de ter a única Orquestra Filarmônica de todo o interior do Estado do Rio Grande do Norte e, mais que isso, passasse a valorizar essa manifestação cultural, cujos objetivos principais são dois: primeiro, incluir e formar crianças e jovens como musicistas de instrumentos filarmônicos de sopros e cordas e, segundo, que o povo possa ter acesso à música de qualidade a partir da existência desse grande projeto cultural que é promovido pela Sociedade Filarmônica Pauferrense.

SFP com esperança e agradecimento

Que venha mais um grande ano em 2020, que venham mais conquistas e realizações, que se consolidem a música e a formação musical nas orquestras filarmônicas é o que deseja a Sociedade filarmônica Pauferrense através de sua presidente, a Professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, e também dos demais sócios e membros que fazem as Orquestras Filarmônicas sediadas em Pau dos Ferros, estas que levam música de qualidade a partir de apresentações tão lindas como foi o Concerto Natalino 2019.

Que venha o melhor!

Todos os que fazem a Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP) desejam à população oestana um Feliz Natal e excelente ano de 2020!

↔ ↔ ↔↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔↔ ↔ ↔ ↔↔ ↔ ↔↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔↔ ↔ ↔ ↔↔ ↔ ↔↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔ ↔↔

 

I CONCERTO ITINERANTE DA OFP – UFRN/NATAL

No último dia 17 de maio a Orquestra Filarmônica Pauferrense realizou concerto especial em Natal/RN no II Simpósio Internacional de Regência e Interpretação Musical. O evento foi sediado pela Escola de Música da UFRN. Na ocasião contamos com o solo da Bianca Oliveira. Agradecimentos especiais aos professores André Muniz e Ericsson Bezerra pelo convite e aos professores Paulo França, Fábio Presgrave, Ayrton Guimarães, Alexandre Santos, Ferreira, Renato, Paulo Silva, Maria, Azeitona, Germana e Fred Nable pela acolhida e carinho.

Texto: Leandro Oliveira  e Fotos: Panda Gravações. @ Natal, Rio Grande do Norte

 

LANÇAMENTO DA ORQUESTRA INFANTOJUVENIL DA SFP

                    E eis que surge uma nova Orquestra em seu primeiro concerto, por ocasião da semana dos museus. Por enquanto              o nome infantojuvenil é provisório. Aguardaremos um Patrono para esse grande e novo patrimônio pauferrense.

MASTER CLASS DE FLAUTA TRANSVERSAL

No dia 27 de abril de 2019, a Sociedade Filarmônica Pauferrense promoveu para os flautistas da Orquestra Filarmônica Pauferrense um Master Class de Flauta Transversal com o professor Artur Araújo da cidade de Mossoró. Durante o eventos os nossos instrumentistas estiveram participando de aulas individuais e coletivas sobre técnica e prática de repertório. Ao fim das atividades os demais alunos da Orquestra puderam apreciar um pequeno recital onde foi apresentado um pouco do que foi trabalhado durante todo o dia e também uma apresentação solo do professor. A SFP?OFP agradece ao Professor Arthur, bem como a Professora Anne Valeska pela articulação, convite  e assistência ao nosso ilustre convidado.

MAIS PARCERIAS: SFP e ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN

O professor Leandro Oliveira esteve reunido com o Prof. Dr. Jean Joubert (Diretor da Escola de música da UFRN) e com o prof. Dr. Fábio Presgrave, no dia 26 de abril na escola de música da UFRN. Na pauta foi discutido a parceria entre a Sociedade Filarmônica Pauferrense e o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN. Os benefícios prevêem qualificações técnico-pedagógicas, através de ações periódicas e uma parceria artística entre a Orquestra Filarmônica Pauferrense e a Filarmônica da UFRN.

REUNIÃO PEDAGÓGICA PARA APRESENTAÇÃO DO REGIMENTO DA SFP/OFP

No dia 11/04/2019 a Direção Pedagógica e Artística da OFP, sob a liderança do Prof. Me Leandro Oliveira, reuniu os instrumentistas,  associados e pais de alunos para apresentação e discussão do Regimento da OFP/SFP. O referido documento foi construído no coletivo,  com a participação de sócios, instrumentistas e formadores da SFP, destacando-se a contribuição do instrumentista e formador Gleyberson Gomes, que trouxe para o texto além de sua experiência, a organização da estrutura textual, elencando aditivos fundamentais para a complementação e coesão do regimento. O referido Regimento foi aprovado pela Sociedade Filarmônica Pauferrense na sua última Assembleia do dia 19/03/2019, estando no momento em revisão pela assessoria jurídica da SFP, na Prática Jurídica da FACEP, a cargo da advogada Camila Vidal. Em breve, o Regimento estará disponível no nosso portal para consulta.

 

 

PARTICIPAÇÃO DA SFP/OFP NO EUROCHESTRIES NOS 30 ANOS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIRETORES DE ORQUESTRAS JOVENS – JONZAC/FRANÇA (EDIÇÃO 2019) E VISITA AO INSTITUTO BACCARELLI EM SÃO PAULO

 

     A Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP), entidade gestora da Orquestra Filarmônica Pauferrense “Antônio de Holanda Cavalcanti” (http://portalsfp.com), representada pela sua presidenta e diretora administrativa a Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Prof. Me. Leandro Oliveira, egresso da UERN, diretor artístico e pedagógico da Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP) participaram do evento que marcou os 30 anos de Eurochestries: Congresso Internacional de Diretores de Orquestras Jovens – Jonzac/França (Edição 2019). O evento contou com representantes de 16 países e quatro continentes. Os professores foram à convite da Federação para apresentar as atividades musicais desenvolvidas na Orquestra Filarmônica Pauferrense (Pau dos Ferros/RN), projeto que nasceu do ideal de vida do Senhor Antônio de Holanda Cavalcanti, testamentado como herança para que fosse estabelecida uma orquestra sinfônica em Pau dos Ferros.

       Os professores participantes do evento têm se destacado na região do Alto Oeste potiguar, sobretudo no desenvolvimento de projetos sociais. Leandro Oliveira tem atuado na educação musical, em especial no desenvolvimento de orquestras, atuando atualmente como regente titular da Orquestra Filarmônica Pauferrense e da Orquestra de Cordas da FUNFFEC, na cidade de Luís Gomes/RN, entidade que tem apoiado a OFP desde a sua implantação. Os modelos de educação e formação musical desenvolvidos em Luís Gomes e Pau dos Ferros atraíram o interesse dos europeus que assim como todo o mundo buscam saídas para a crise das orquestras.

       Durante o evento os professores tiveram duas intervenções importantes: na primeira apresentaram o trabalho desenvolvido na região semiárida com a OFP e por meios dos vídeos exibidos, os participantes do congresso manifestaram surpresa de como o grupo recém-formado há apenas um ano já consegue desenvolver uma performance. No segundo momento, os professores apresentaram não apenas Pau dos Ferros/RN (sede da OFP) e Luiz Gomes/RN (sede da FUNFFEC) e sim por meio de fotos mostraram toda a região do Alto Oeste potiguar, precisamente a do circuito das serras potiguares, demostrando seu potencial turístico, cultural e econômico, ao mesmo tempo em que se candidataram para futura promoção de festivais em parceria com a Eurochestries, com a Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral/CE que já sedia o evento e, também, entidade responsável pelo convite à Presidência da SFP para essa participação, por meio do Prof. Dr. Marcos Toledo, Embaixador da Federação Internacional de Festivais de Orquestras Jovens Eurochestries, responsável setor América Latina e da Profa Dra. Adeline Stervinou, que possibilitou aos professores convidados todo o apoio logístico durante estadia e participação no evento.

       Por ocasião do Congresso, a Filarmônica Pauferrense recebeu convites pra ir ao México, Bélgica e França no ano que vem. Além disso, a Orquestra FUNFFEC de Cordas de Luís Gomes/RN, que já se apresentou no Canadá, recebeu também uma dezena de convites internacionais, o que vem demonstrar o movimento e novas formas de gestão cultural que estão sendo estabelecidas na música nessa região oestana.

O congresso teve a duração de quatro dias e no retorno os professores visitaram em São Paulo o Instituto Baccarelli (http://institutobaccarelli.org.br/o-instituto/historia/) e testemunharam o trabalho de referência para o mundo, desenvolvido com a educação musical, mesmo que em condições adversas com cortes orçamentário e de alagamento de espaços da sede. E como momento ápice os professores assistiram ao ensaio da Orquestra Juvenil de Heliópolis (OJH) http://institutobaccarelli.org.br/grupo/orquestra-juvenil-heliopolis/, tendo sido apresentados aos grupo pelo regente titular Edilson Venturelli, presidente e diretor administrativo do Instituto Baccarelli e a convite do mesmo o maestro Leandro Oliveira teve a oportunidade de reger a sinfonia n. 8 de Beethoven. O resultado de tão importante intercâmbio já chega a SFP/OFP como grandes frutos para futuras parcerias, principalmente, pela oportunidade de divulgar a nossa região e o Brasil para o mundo, além de apresentar a agenda artística de Concertos da OFP, temporada 2019.

Prof. Me. Leandro Oliveira Regente da OFP, egresso de Música da UERN, 
participando do Euroechestries/França 

      

 FONTE: http://portal.uern.br/blog/egresso-do-curso-de-musica-da-uern-participa-em-evento-na-franca/
             
A Sociedade Filarmônica Pauferrense participará do Eurochestries em março de 2019 na França

                 A Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP) se prepara para seu primeiro compromisso internacional, pois recebeu um honroso convite da Federação Internacional de Orquestras de Jovens (Eurochestries) para lançar a candidatura da Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP) “Antônio de Holanda Cavalcanti’ ao circuito de concertos internacionais da Federação.   A Eurochestries tem sede na França e promove há 30 anos concertos e festivais em vários países. O convite a SFP veio em reconhecimento ao seu modelo de educação e formação musical desenvolvido em Pau dos Ferros e região. A Profa. Lúcia Pessoa (Diretora e Presidente da SFP/OFP) e o Prof. Leandro Oliveira (Regente e Diretor artístico da OFP) terão a nobre tarefa de representar os interesses da SFP/OFP no Congresso Anual de Diretores da Eurochestries que acontecerá entre os dias 7 e 10 de março na cidade de Jonzac, região de Charente Maritime, na França. Esta ação coroa um grande trabalho musical e artístico sonhado pelo grande Antônio de Holanda Cavalcanti (in memoriam). É um imenso prazer e satisfação para a SFP levar e enaltecer a cidade de Pau dos Ferros para o mundo através da arte.

A Orquestra Filarmônica Pauferrense "Antônio de Holanda Cavalcanti" participou à convite da UFERSA/Pau dos Ferros 
aos 27/02/2019 nas comemorações alusivas aos 07 anos de funcionamento

     Da série SFP/OFP foi notícia!

Fonte

 

 

http://www.clistenescarlos.com.br/2018/12/fique-por-dentro_17.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Egresso do curso de Música da UERN participa em evento na França